O Sistema Caracol de Rádio e TV é resultado da mobilização da comunidade do Aglomerado da Serra, da Associação Comunitária dos Moradores da Vila Santana do Cafezal e da organização Brigadas Populares, com o objetivo de construir um instrumento de comunicação popular. O coletivo Caracol está aberto aqueles que também acreditam na importância da comunicação feita pelo povo e para o povo.

CONCURSO PARA MERCADO MINEIRO DE SANTA TEREZA

VERDADES ANTECEDENTES DA ESCOLHA POPULAR

Antes de analisar hoje, qualquer mérito das novas propostas para o Mercado de Santa Tereza, temos de ter o bom senso moral de ressaltar e reconhecer a vitoria dos moradores e amigos do bairro Santa Tereza e como desdobramento, vitória de BH. Primeiro porque a Associação do Bairro Santa Tereza não se omitiu diante das pressões da Prefeitura e da Guarda Municipal, quando queriam outro dia mesmo, destinar o Mercado Distrital para fins de controle social, repressão e vigília. A prefeitura de olho grande, desocupou a área, isolou o local e a Guarda preparava seu arsenal para invadir de vez o Mercado. A Associação dos Moradores do Bairro de Santa Tereza entrou em ação e ás duras penas, lutando contra a gigante maquina desigual e desumana do poder publico, alcançou êxito e derrubou a afronta anti cultural, anti solidária e anti economica da prefeitura e de seus aliados. Mas não foi uma briga de gabinetes. Não foi uma guerra de armas e milícias. Foi uma luta do povo; principalmente dos moradores do bairro de Santa Teresa. E o mais saldável e democrático desta luta é que a VITÓRIA se fez através de um instrumento legítimo, que poucas vezes fizemos uso dele, o PLEBLISCITO POPULAR. E escrevo isso porque também sou morador do bairro, participei desta vitória e frequento a área não é de agora.
A Associação dos Moradores fez apologia e instigou ao/o Plebliscito. Assim se fez respeitar. O resultado desta vontade e moblilização confirmou e afirmou a vocação cultural do bairro de Santa Tereza. Os votos registrados, na mesma urna eletronica utilizadas pelo TRE, apresentaram mais de 90% a favor da revitalização cultural do Mercado. Ganhou a arte, ganhou a vida, ganhou a organização popular.
É a partir deste momento vitorioso e incontestável que podemos desfrutar, compartilhar e refletir agora sobre o Concurso e sobre os projetos apresentados para esta finalidade cultural a que se destina o Mercado de Santa TEreza.

SOBRE O CONCURSO

Abriu-se a possibilidade de um concurso, na qual se elegeram 3 propostas dentro dos critérios e prazos estabelecidos pela prefeitura. Também foram escolhidos pelo poder publico os conselheiros, o presidente e a Comissão Julgadora do Concurso, o qual estabeleceu as regras e as determinações a serem seguidas pelos proponentes e candidatos. Fora essa introdução vamos as reflexões:

1º QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL VOTA VIRTUAL. ORÇAMENTO PARTICIPATIVO É UMA BOA, MAIS VIRTUAL VIRA NEGOCIO PRIVADO. Faça um teste voce mesmo, pegue o nome completo de alguma pessoa e entre no site do TRE que voce consegue o nº do titulo e o nº da seçao e outros números que voce precisa para votar em qualquer uma das propostas no site da Prefeitura. Quem conhece a realidade sabe que as empresas que estão por trás deste concurso tem internet disponível, com melhor acesso e em maior quantidade que os moradores ou qualquer outra Associação da sociedade civil. E não é despresível saber que ArcelorMittal , Belgo Mineira, Vale, Petrobras, Sesi, bancos, e grupos de Telefonia, são multinacionais que deteem estruturas humana, e recursos abrangentes, tanto financeiros como de lista de cadastro de pessoas e coligados para atingir seus objetivos de marketing cultural, e assim sendo, porque não usufruirão disso, o quanto precisarem, para tirar vantagem neste concurso? Acredite se quiser, mais papai noel e orçamento participativo digital são duas coisas criadas pelo Diabo para iludir os pobres e os artistas, ou os dois juntos!

2ºNAO EXISTE DEBATE E SIM PROPAGANDA ALIENANTE DA PREFEITURA
Para entregar os bens culturais da cidade ao Deus mercado, a prefeitura, neste concurso, faz de tudo um pouco. Deste lavar as mãos e tapar os olhos até tornar invisível a discussão sobre as propostas. Até hoje não teve espaço OFICIAL de confronto das ideias apresentadas; deve acontecer na véspera do resultado para melhor manipulação dos fatos consumados.
"A Prefeitura informa que o seminário com os autores das propostas inscritas no concurso que vai definir uma nova utilização para o Mercado de Santa Tereza, agendado para 10 de novembro, segunda-feira, às 19 h, no Oasis Clube, foi cancelado. Uma nova data será marcada posteriormente". Entao alem de de ser um unico dia reservado para esta reflexao, ainda trazem empecilhos para esta realizaçao que nos afetará muito mais que o tempo de uma eleiçao.


AS PROPOSTAS HABILIDATAS

Subitraindo as diferenças de quem esta por traz de quem nestas propostas- fato que coloca o projeto 2 (mercado Mineiro de Santa Tereza) proposto pela Associação dos Moradores em grande vantagem pra quem acredita em mudança de paradigma cultural, porque quem esta atrás de uma associação de moradores são os proprios moradores e se outros moradores quiserem se associar a ela basta solicitar pedido como preza seu estatuto e participar- queremos como movimento de economia e cultura popular, que a FEira seja garantida constante e permanente e não semanal como as outras propostas sugerem. O Mercado não pode ser de lua e principalmente não pode ser regido pelas leis de mercado que as outras propostas- excepto o projeto 2 (mercado Mineiro de Santa Tereza)- já incorporaram nas suas empresas e que querem destinar a este espaço que tem o dever de servir ao uso publico.
Por ultimo e não menos importante, a tecnologia sócio ambiental deve ser aplicada e praticada no cotidiano local, sendo primordial para esta consciência o uso do Mercado não como objeto espetacular de destinação como produto turistico especifico e sim concebido para a afloração da identidade artistica da comunidade de Belo Horizonte, para daí sim, despertar o turismo pelo geito que somos.
Mais que fundamental neste local é o encontro da presença diversa de pequenos produtores, de fazedores artesanais, de prestadores de servisos fundamentais e rotineiros, de um amplo leque cultural, variado e complementar de conhecimentos, de visitantes, de frequentadores, é a combinação disso tudo, com os pequenos iniciantes das artes, pequenos coletivos emergentes, que disporiam de equipamentos publicos, de uso coletivo, para criaçao, fruiçao e aprimoramento do que já fazem, aproximando tudo de todos num mesmo local, entremostrando identidades e valorizando a ideia de Mercado de Santa tereza - onde as culturas se encontram com as fomes e as vontades de comer.

DECLARAÇÃO LÍMPIDA, AUTENTICA E POPULAR:

SEM DÚVIDA MELHOR PROPOSTA E MERECEDORA DE APOIO:

Mercado Mineiro de Santa Tereza
PROPONENTE: Associaçao dos Moradores de Santa Tereza


ass: Vinicius d. Moreira

espalhem para quem quiser, como quizer e onde nao estiver a venda dos olhos e do coraçao.

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